quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Campanha da Fraternidade 2010

Apesar de não ser católica e pouco simpatizar com a religião, vejo muita coerência na campanha da fraternidade 2010 e acho que merece comentário. A começar pelo título, "economia e vida", acredito que algumas lideranças estejam começando a encontrar um caminho, apesar de que eu mudaria para "vida e economia", pois a vida tem mais importância que um sistema econômico. Até porque não haveria sistema econômico se não houvessem pessoas pra impulsioná-lo.
Acho que demorou pra uma entidade de milhares de anos que se diz religiosa tomar partido frente à desvalorização total do ser humano frente a questões de cunho econômico. Mas é compreensível pra quem conhece o mínimo da história da igreja católica apostólica romana, mas esse já é outro assunto (bastante extenso por sinal) e fica pra outra hora.
O caso é que a entidade adotou uma postura mais humana, de tentar promover uma revalorização da vida neste planeta em detrimento ao consumo excessico e burro. O planeta é a casa de todos nós e se pudéssemos viver de forma equilibrada talvez não estivéssemos presenciando a ira da natureza contra a humanidade.
Fato é que a ostentação, a cobiça, o egoísmo sempre foram condenados pela religião, mas passaram a ser moda durante o último século. O consumo que nasceu da necessidade de levantar um sistema econômico falido já em 1929 virou uma maneira de fazer as pessoas de miolo mole e carteira cheia mais felizes. O problema é que hoje em dia as pessoas de carteira cheia além de ter o miolo mole não possuem qualquer escrúpulo e fazem da manipulação de pessoas simples escada pra subir numa vida vazia, individualizada e sem qualquer objetivo.
O consumo de forma consciente, além de ser uma questão espiritualista, do resgate das verdadeiras necessidades do ser humano também é uma questão se sobrevivência da espécie, pois o planeta está dando seus últimos suspiros.
Faço votos sinceros de que os católicos possam voltar a crer na instituição e os que ainda trabalham na evangelização tenham novo ânimo para levar essa mensagem tão importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui esta postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.